No capítulo 19 do romance Português Suave (Oficina do Livro, 2008), de Margarida Rebelo Pinto (uma das badanas do livro informa que a escritora “nasceu a 7 de Junho em Lisboa”, ignorando o seu ano de nascimento, 1965), a narradora é “uma velha azeda e reaccionária” (p. 213) no fim da vida e com saudades de Salazar. O desencontro com o tempo em que vive passa pela televisão portuguesa:
“ (…) A televisão enjoa-me, é só cantores pimba, como eles agora dizem, novelas pimba, apresentadoras pimba, gente mal vestida e mal instruída, só a Maria Elisa é que se safa, o resto é uma cambada de pindéricas. Já morreram o José Mensurado, o Henrique Mendes, o Fernando Pessa, a Maria Leonor, essa gente do meu tempo que sabia falar e falava bem. (…)” (pp. 212-213)
Embora Português Suave seja datado de 2008 (no final do livro, surge a indicação “Paço d’Arcos, 17 de Maio de 2008”), a lista de personalidades da RTP já falecidas mencionada pela narradora do capítulo 19 inclui o locutor e jornalista José Mensurado, que só viria a morrer em 2 de Dezembro de 2011, como foi noticiado. O facto dos outros nomes estarem correctos reduz as hipóteses da referência a Mensurado se tratar de um sintoma de senilidade da personagem nascida em 1939. Assim, Margarida Rebelo Pinto “matou”, por lapso, José Mensurado quando este ainda se encontrava vivo.
Hi, great site, very informative. Would you please consider adding a link to my website on your page. We are happy to offer you a 10% discount to our Online Store if you do so. Please email me back and I would be happy to give you our link.
ResponderEliminarThanks!
Frank
frank641w@gmail.com