Encontrar algo útil no meio da tralha é parte essencial do trabalho de um historiador.

sábado, 11 de agosto de 2012

O Cavaco e a Cavaca amam-se perdidamente

No capítulo 19 do romance Português Suave (Oficina do Livro, 2008), de Margarida Rebelo Pinto (uma das badanas do livro informa que a escritora “nasceu a 7 de Junho em Lisboa”, ignorando o seu ano de nascimento, 1965), a narradora é “uma velha azeda e reaccionária” (p. 213) no fim da vida e com saudades de Salazar. O desencontro com o tempo em que vive passa pela televisão portuguesa:

“ (…) A televisão enjoa-me, é só cantores pimba, como eles agora dizem, novelas pimba, apresentadoras pimba, gente mal vestida e mal instruída, só a Maria Elisa é que se safa, o resto é uma cambada de pindéricas. Já morreram o José Mensurado, o Henrique Mendes, o Fernando Pessa, a Maria Leonor, essa gente do meu tempo que sabia falar e falava bem. (…)” (pp. 212-213)

Embora Português Suave seja datado de 2008 (no final do livro, surge a indicação “Paço d’Arcos, 17 de Maio de 2008”), a lista de personalidades da RTP já falecidas mencionada pela narradora do capítulo 19 inclui o locutor e jornalista José Mensurado, que só viria a morrer em 2 de Dezembro de 2011, como foi noticiado. O facto dos outros nomes estarem correctos reduz as hipóteses da referência a Mensurado se tratar de um sintoma de senilidade da personagem nascida em 1939. Assim, Margarida Rebelo Pinto “matou”, por lapso, José Mensurado quando este ainda se encontrava vivo.

1 comentário:

  1. Hi, great site, very informative. Would you please consider adding a link to my website on your page. We are happy to offer you a 10% discount to our Online Store if you do so. Please email me back and I would be happy to give you our link.

    Thanks!

    Frank
    frank641w@gmail.com

    ResponderEliminar